Bem vindo a Isegnet
 
Bem Vindo ao Fórum da Isegnet

ISEGFÓRUM:   Segurança do Trabalho Voltar
Assunto: Vibração no Corpo Humano
  Ana Beatriz
Assunto: Vibração no Corpo Humano (enviada em 16/04/2002, às )

Prezado Sr. Rogério Dias Regazzi, Em pesquisa na internet vi um artigo do Sr. Francisco Parente entitulado como "Para entender o que é vibração no corpo humano". Observei que será promovido um curso de vibração no Corpo Humano no mês de outubro; é outubro de 2002? Já há previsão de data? Sou Engª Civil e Seg. Trabalho e trabalho numa firma de construção de linhas de transmissão, subestações, redes de distribuição e de telefonia. Venho, há um ano, implementando o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho (Padrão OHSAS 18001) na empresa e, recentemente, fomos certificados pela DNV. Precisamos, para dar continuidade aos nossos trabalhos de Segurança e Saúde Ocupacional, fazer análise das vibrações produzidas por máquinas e equipamentos utilizados pela empresa, como, por exemplo, empilhadeiras, matelo vibratório (rompedor/ martelete), etc. No entanto, não possuo bibliografia necessária, nem indicação do aparelho ideal a ser utilizado neste tipo de perícia. Já consegui alguns materiais de pesquisa, via internet, outros do curso de especialização que fiz e devo adquirir nas próximas semanas as normas ISO 2631 e ISO 5349. Faço avaliação de níveis de pressão sonora e de iluminância, no entanto, a vibração sempre é menos abordada nos cursos dos quais participamos. Gostaria, portanto, de saber se há possibilidade de trocarmos informações sobre o assunto e a respeito de algum curso que venha ter sobre "Perícia e Avaliação". Além disso, possuo mestrado em Engª Civil e gostaria de iniciar um doutorado em Segurança no Trabalho; o senhor sabe onde há esta Pós-Graduação no Brasil? Antecipadamente, agradeço a sua atenção, Ana Beatriz Engª Seg. Trabalho e-mail: anabeatriz@spic.com.br SPIC
  Rogério Dias Regazzi
E-mail: rog_regazzi

Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 16/04/2002, às )

Respondendo as pergundas... Realmente ainda no Brasil esse assunto é muito incipiente. Os problemas com vibração no corpo humano que atingem, principalmente, mãos e braços são os mais comuns e poucos estudados no Brasil. Em outros países esse assundo é levado mais a sério, o que vem favorecendo o aparecimento de normas harmonizadas a partir da ISO 2631 (Corpo Inteiro) e ISO 5349 ( Mãos e Braços). Aqui no Brasil muitas vezes substitui-se a medição de vibração pela do ruído já que normalmente onde existe vibração elevada existe também NPS elevado. Contudo esse paleativo não libera as empresas das ações civeis de reparação devido a doênças ocupacionas adividas da vibração... Ministro curso de Vibração no Corpo Humano na UFRJ, UFF e na SOBES e tenho encontrado dificuldade em termos de quantidade de horas para que o aluno consiga pelo menos um conhecimento basico e realize algum tipo de mendição. O que sugiro e venho fazendo é ministrar cursos Prático de Vibração no Corpo Humano em empresas ou minicursos com poucos alunos. O equipamento que possuo para medir vibração é muito caro, cerca de R$40.000,00, o que não permite o seu aluguel. Por isso, trabalho ministrando curso na empresa, realizando os laudos de vibração ou realizando apenas as medições para que a pessoa, conhecedora do assunto, faça as avaliações necessárias. Com relação a cursos de mestrado e doutorado na área, a UFF está formando turmas de mestrado em saúde e segurança do trabalho. Não sei com relação a doutorado. Sugiro que entre em contato com a UFF (RIO) e procure o Prof. Gilson da Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Saúde e Segurança do Trabalho. Atenciosamente, Rogério Dias Regazzi, M.Sc; Diretor do Isegnet.com.br - Tel 0xx21 99996852
  Patricia Campos kickinger
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 22/10/2002, às )

Recentemente tomei conhecimento sobre um trabalho realizado em São Paulo sobre Vibração no Corpo Humano X Perda Auditiva em Motoristas de Onibus. Gostaria de informações complementares. Já que não possuo o nome da pessoa que realizou este trabalho nem o nome do trabalho, não sei aonde mais posso obter estas informações. Se este assunto procede gostaria também de bibliografia complementar.
  Rogério Dias Regazzi
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 06/12/2002, às )

Esse assunto de vibração em corpo humano como já havia comentado anteriormente é muito interessante e extenso. Na coluna do isegnet existem dois profissionais que escrevem sobre a matéria e em breve eu, o Giovanni Moraes e o Francisco Parente editaremos um livro técnico que irá abragir, de forma clara, as nuances relacionadas as medições de vibração no corpo humano. Contudo, ainda reforço, deve-se realizar medições de vibração com analisadores de frequência para que se consiga identificar as causas da vibração e implementar soluções de engenharia para atenua-las. "Não basta dizer que está acima dos limites... Deve-se apresentar pelo menos dados de engenharia para que não seja necessário uma outra avaliação quando do projeto de atenuação.
  Adelino de Lima Gomes
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 16/05/2003, às )

Estou pesquisando a dias sobre vibração ocupacional e doenças relativas e ñ consigo nada, é bem incipiente mesmo, sou estudante de Tecnico de Segurança no Trabalho e tenho que elaborar um trabalho sobre isto, se puder me ajudar desde já muito obrigado....
  Rogério Dias Regazzi
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 30/06/2003, às )

No site existe alguns artigos sobre o assunto como já havia mencionado anteriormente. Caso queira esclarecer alguma dúvida nâo exite em me telefonar 021 9999-6852.
  crisrtiana
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 03/11/2003, às )

Alguma relaçao com perda audutiva em pilotos de aviao por conta da vibraçao?
  Rogério Dias Regazzi
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 12/01/2004, às )

Cara Cristiana, a vibração no corpo humano pode causar danos na coluna vertebral por exemplo, entre outros. A vibração não deve ser relacionada a perdas auditivas, embora, indiretamente, esteja relacionada com a emissão de ruído aéreo que tem tratamento específico.
  Rogério de Paula Lima
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 27/10/2004, às 00:16:14)

Caro Rogério, satisfeito em poder nos comunicar, aproveito a oportunidade para perguntar-lhe:
Insatisfeito com o anexo N.8 da NR-15, como caracterizar se determinada atividade faz juz a insalubridade por vibração? Existem limites de tolerância? Medidas de controle? EPIs? Como saber se as proteções são adequadas/eficientes?
A atividade em questão é:
Operação de martelete pneumático em superfície metálica (Ferro fundido).
Desde já agradeço,
receba a admiração de seu chará.
  EDUARDO BELARMINO
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 29/10/2004, às 12:48:18)

olá
preciso informações sobre laboratorios que fazem medições de vibração em maquinas

obrigado
  LUIZ ROBERTO DA SILVA
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 21/11/2004, às 18:35:10)

BOM DIA

Sou engenheiro de Segurança e Perito na área da jusitça do trabalho, e gostaria de saber se vocês, tem estas medições efetuados em rompendor e matelete pneumático, e/ou a médias, e vocês conseguiram dirimir
esta duvida se é insalubridade e/ou não.
sds roberto
  MAURICIO DE ALMEIDA MATTOS
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 7/12/2004, às 15:10:41)

EM 2001 TIVE A OPORTUNIDADE DE PODER TRABALHAR EM UMA EMPREITEIRA DA VALE DO RIO DOCE,FIZ ALGUNS CURSOS E DEPOIS FUI SUBMETIDO AO EXAME MÉDICO.
NÃO FUI ADMITIDO PORQUE APRESENTEI PROBLEMAS DE AUDIÇÃO...RECENTEMENTE FUI APROVADO NO CONCURSO DA UFRJ PARA TÉCNICO DE ARQUIVO, MAS CONSULTANDO O EDITAL CONSTATEI QUE PARA A PESSOA SER CONSIDERADA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA EL TEM QUE TER UMA DEFICIÊNCIA DE 25 DECIBES, NO MÍNIMO, ACREDITO QUE EU NÃO TENHA ISSO TUDO ,E CONSEQUENTEMENTE NÃO SEREI ADMITIDO.
MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE TERIA ALGUMA MANEIRA DE EU RECORRER , NO CASO DE NÃO APROVAREM MEU GRÁU DE DEFICIÊNCIA?
  Rogério Dias Regazzi
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 20/12/2004, às 09:25:24)

Respondendo a todos...

Realmente a NR15 anexo 8 é muito genérica quando trata da questão de vibração no corpo humano. Deve-se seguir a ISO 2631 para corpo inteiro e a ISO 5349 para mãos e braços. Além disso deve-se ter disponível dispositivo para adaptação do elemento sensor (acelerômetro) no indivíduo para que se possa medir a vibração nas direções especificadas pelas normas sem interferência na operação.

A 3R Brasil Tecnologia Ambiental cujo sou Diretor é especializada nesse tipo de medição e possui calibrador e analisador calibrado no INMETRO. No site há alguns artigos que tratam do assunto. Contudo, estamos concluindo até agosto de 2005 um livro sobre vibração no corpo humano.

Para solicitações de orçamento tratar no telefone 021 9999-6852 ou no email: regazzi@mec.puc-rio.br

"Prefiro não tratar esses assuntos de orçamento no site visto que este é uma ferramenta para tirarmos nossas dúvidas e não de propaganda."

Com relação ao amigo com perda auditiva o mesmo pode estar certo, perda auditiva não impede o indivíduo de trabalhar... no questionamento feito pelo Doutor Jorge Leite sobre "Perda Auditiiva..." presente nesse forum pode te ajudar

Abraços a todos,

Rogério Dias Regazzi
  caio mello
E-mail: caio.mello

Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 3/3/2005, às 10:39:31)

O assunto vibração pode ser enquadrado como agente nocivo para fins de aposentadoria
  josé
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 11/3/2005, às 19:53:31)

livro gostaria de te-lo
  Rogério Dias Regazzi
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 15/3/2005, às 23:31:37)

Pessoal!!!

Cabei de disponibilizar na primeira página do site em word (dá para copiar) artigo sobre vibração no corpo humano elaborado em conjundo com o Sr. Gilmar Machado Ximenes (Chefe da Divisão de Acústica e Vibração do INMETRO).

Abraços
  Ana Mendonça
Assunto: Vibração no Corpo Humano (enviada em 9/8/2005, às 12:45:06)

Gostaria de receber detalhes do material publicado, inclusive como adquirir, e a disponibilidade de cursos/treinamentos voltados para a questão em foco.
  marcos campos
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 22/8/2005, às 19:29:49)

estou precisando de material referente a vibraçao ocupacional
  Claudia Maniscalco Toledo
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 7/10/2005, às 13:23:07)

Sou fonoaudióloga responsável pelo PCA em duas empresas e nestas existem dois setores onde se tem alto nível de pressão sonora e muita vibração. gostaria de saber quais efeitos isolados desta vibração na audição destes funcionários, se é possível separar os tipos de efeitos nocivos.
  Gláurea Liége Veiga Araújo
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 5/11/2005, às 11:46:37)

Tenho interesse em receber material referente a Vibração.
Desde já agradeço.
  LEDA MARIA GUIMARAES BARBOSA
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 19/11/2005, às 19:54:47)

Gostaria de receber material referente a vibração
do corpo humano e em especial vibração das mãos.
Desde já agradeço
  Rogério Dias Regazzi
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 14/1/2006, às 12:06:01)

Pessoal!!!

Estamos desenvolvendo no BRASILLLL equipamentos e dispositivos para medição de vibração no corpo humano. Em breve (até mês 5 de 2006) estaremos com o primeiro equipamento homologado com as normas ISO que tratam o assunto. O cheve da Divisão de Acústica e Vibração do INMETRO, Eng. Gilmar Machado Ximenes é o responsável pelo fomento da padronização na área e está realizando mestrado na UFF-RJ sobre o assunto com co-orientação minha...

A vibração no corpo humano dá direito a aposentadoria especial e ainda... desde a IN do INSS 118 é exigida nas avaliações ambientais. Na dúvida MEÇA!!! O não atendimento a esse quesito da legislação pode acarretar em pesadas multas e a fiscalização do INSS arbritar o recolhimento da GFIP que nesse caso é 6% do salário do colaborador...para todos os empregados que trabalham de alguma forma exposto a vibrações...
  Eliel dos Santos Silva
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 28/4/2006, às 16:43:53)

Desejo saber mais e acompanhar de perto todos as experiências relativas a VIBRAÇÃO NO TRABALHO.
Seus males, sintomas e prevenção.
Peço por favor que se correspondam comigo, pois ainda me considero leigo no assunto. Obrigado. Um abraço.
  Danilo Franchini
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 4/5/2006, às 11:30:31)

Olá Dr Regazzi, eu gostaria de saber quem é o autor do artigo "Medição de vibrações no corpo humano: Técnicas e normas utilizadas" publicado no seu site.
Gostaria também de saber quando será disponibilizado para conpra o livro sobre vibrações ocupacionais e o aparelho de medição de vibrações?
Antecipadamente agradeço a atenção!
  Rogério Dias Regazzi
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 20/6/2006, às 08:24:48)

O autor do artigo sou eu e o Sr. Francisco Parente. Em breve estaremos apresentando o livro.

No momento estamos montado um curso no Rio de Janeiro que vai ensinar as técnicas e os procedimentos de medição de vibração no corpo humano além de tratar da questão do ruído ocupacional. Será realizado em dois dias das 14:00 às 20:00. Contato: regazzi@mec.puc-rio.br
  Raquel Toledo
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 27/6/2006, às 07:57:29)

E com relação à tolerância do erro apresentada na calibração de um acelerômetro que será utilizada para a medição de Vibração no Corpo Humano.
Quais valores são aceitáveis ?
Tenho a mesma dúvida com relação às tolerâncias limites para Termômetro de Globo: Norma ISO 1725; Dosímetro de Ruído: Norma ISO 60942; Bomba de Amostragem (Agentes Químicos): NHO 007 da Fundacentro.
Existe alguma fonte de consulta que fundamente o referido valor a ser adotado?
  Rogério Dias Regazzi
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 2/8/2006, às 18:09:23)

Cara Raquel,

Para vibração no corpo humano temos a ISO 8041 que fornece os requisitos e tolerâncias para equipamentos de medição de vibração: tipo 1 (3%) e tipo 2 (6%) além de definir as terças de oitava que variam de 0,63 Hz a 100 Hz para corpo inteiro e 1 Hz a 1250 Hz para mãos e braços. No caso de medidor de nível de pressão sonora ocorre a mesma classificação: Tipo 1 (laboratório) e Tipo 2 (campo) e as tolerâncias são respectivamente 1 a 1,5 % e 2%.

Estamos preparando um livro referente ao assunto.
  Carlos Roberto de Campos
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 2/8/2006, às 18:15:35)

Senhores,

Cuidado com as empresa que vendem equipamentos e realizam medições de agentes insalubres. Tais empresas além de fazerem concorrência desleal pois obtem equipamentos mais baratos... usam equipamentos de demostração não confiáveis além da maioria não possuir o profissional habitado para a emissão do laudo de insalubridade. O profissional habilitado deve ser Eng. de Segurança ou Médico do Trabalho.
  Rogério Dias Regazzi
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 21/8/2006, às 13:01:08)

Prezado Pompeo

No isegnet há um exemplo de medição de vibração no corpo humano onde você poderá observar os limites. No seu caso, locomotica, os valores mais altos são no eixo z, direção da coluna vertebral ,e, no eixo y, da esquerda para direita.

Abraços,

Rogério Dias Regazzi


> Prezado Sr. Regazzi, sou estudante de curso técnico em segurança no trabalho, e fui maquinista de locomotivas diesel-elétricas por 18 anos, gostaria de saber se existe algum estudo sobre insalubridade em cabines de locomotivas modelos GM, com relação a vibrações e de que forma eu poderia ter acesso a essas informações, e ainda gostaria de saber se existe alguma literatura a respeito do assunto onde eu poderia obter informações detalhadas sobre limites de tolerância e formas de medição. Sendo o que tinha para o momento, antecipo

agradecimentos,

Carlos Alberto de L. Pompeo
carlos-pompeo@bol.com.br

  Elinor Augusto do Amaral
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 27/8/2006, às 16:36:18)

Prezado Regazzi,

Meu nome é Elnor Augusto do Amaral, sou Engenheira de Segurança do Trabalho, trabalho no SESI-ES e estou com a incumbência de elaborar um Projeto para aquisição de Medidor de Vibração para a nossa unidade. Entrei na internet e encontrei o seu site e espero adquirir o seu livro e se possível qual o melhor equipamento para efetuar a referia compra.

Um abraço,

Elinor
  Pedro Moreira
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 7/9/2006, às 16:56:53)

Faço avaliação de vibração no trabalho NR15 e vento também o instrumento
  alexandre
Assunto: bomba de amostragem (enviada em 24/9/2006, às 20:19:06)

queria saber sobre bomba de amostragem
  Nilson Pellegrini Filho
Assunto: tempo de avaliação (enviada em 5/10/2006, às 09:32:15)

Bom dia, sou eng. de seg. do trabalho e tenho algumas dúvidas:
- Gostaria de saber sobre o tempo de duração da avaliação ??
- Como é estabelecido, se de acordo com a atividade e também se a avaliação é apenas de valor de pico ??
- Um equipamento nível 2 quanto estaria valendo ($$) e se é capaz de fazer todas as avaliações ??
- Gostaria de saber como comprar o livro ??
Desde já agradeço
  Rogério Dias Regazzi
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 25/10/2006, às 15:52:05)

Prezado senhor,

Como já apresentado em artigos e respostas presentes no isegnet. A avaliação de vibração no corpo humano depende da região do corpo atingida e deve ser realizada de preferência utilizando analisador de frequência medindo-se o pior caso referente a atividade do colaborador. O analisador de frequência pode ser utilizado durante um tempo de medição do PIOR CASO de 2 a 20 minutos dependendo da tarefa. O tipo de equipamento (classe de exatidão) é definido na norma ISO 8041 que permite a utilização de equipamentos do tipo 2.
  Nilson Pellegrini Filho
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 26/10/2006, às 07:37:17)

Muito Obrigado Rogério.
E no caso de uma avalição de 6horas e 40min como exige o inss, seria possível e viável ??
Desde já agradeço
  Renato Valério
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 8/3/2007, às 17:58:47)

Boa Tarde a Todos.
Estou fazendo o curso de Eng. Seg. do Trabalho e estou iniciando minha Monografia sobre Vibração Ocupacional, encontrei alguns artigos em inglês. Li todas os emails trocados entre vcs e gostaria que me enviassem alguma coisa sobre vibração ocupaciol, se possivel. Pode ser de mãos e braços, corpo interiro, aspectos pisicológios, oque tiverem.
Agradeço a colaboração.
Obrigado
Renato
  MARCOS MENESES
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 3/5/2007, às 17:41:44)

Nossa empresa presta serviços de Medição de vibração no corpo humano. Consulte-nos.... Tel: 11 69793866 /6972-4270 / 62831471
  Marcelo Souza Pereira
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 9/5/2007, às 17:18:11)

Prezados senhores,

Gostaria de saber de vocês sobre os trabalhadores que operam marteletes pneumáticos.Qual avaliação deve ser realizada?Aguem tem algum conhecimento sobre medidas de controle para estes operadores, como por exemplo: controle do tempo de exposição?

Um abraço

Marcelo
Téc. Seg. do Trabalho
  fabio garcia caetano
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 21/5/2007, às 23:34:20)

boa noite gostaria de saber se operadores de rompedor pneumatico tem algum tipo de insalubridade pela função e se qualquer trabalhador do ramo civil pode opera-la
  JOSÉ ANTONIO DA SILVA
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 10/6/2007, às 18:01:55)

  Ivania Braz
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 19/6/2007, às 13:19:16)

Olá, sou estudante de do curso de segurança do trabalho, eu estamos com uma dúvida na sala:
Qual o nome do aparelho para medir vibração, falaram dosimetro, mas outros dizeram q não, existe algum especifico??
Obrigada
  Luiza
Assunto: RE: EPIs (enviada em 17/8/2007, às 14:55:55)

tenho que fazer um trabalho ref a EPIs - e não sei nem por onde começar - e tb relacionado a CIPA podem me ajudar por favor - preciso até sábado esta matéria.
  EDUARDO TORRES
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 20/9/2007, às 09:28:13)

Caros Prevencionistas, meu nome é Eduardo, sou Gerente de Segurança da empresa MATRIN, em BH. Preciso urgentemente de um aparelho de vibração de corpo humano para que eu possa locar. A empresa GROM do RJ, possui o aparelho para locação, mas o mesmo está sendo calibrado no exterior.
Quem puder me ajudar, favor entrar em contato:
eduardo@matrin.com.br
(31) 3291-2887

Grato!
  Luiz Henrique
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 11/11/2007, às 00:06:52)

Gostaria de saber se tem programação para curso sobre vibração .
  NATÁLIA
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 19/11/2007, às 15:19:46)

PRECISO FAZER UM TRABALHO SOBRE EXPOSIÇÁO OCUPACIONAL A VIBRAÇÕES SE TIVERES ALGUM MATERIAL PARA ME AJUDAR AGRADEÇO.ESTOU NO SEG.SE. SEG. DO TRABALHO
  ALANDRA FERNANDES SILVA
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 6/12/2007, às 10:13:16)

sou técnica em segurança do trabalho e gostaria de receber dados especificos sobre os graus de insalubridade e periculosidade, referentes as nrs 15 e 16.
  Rafaele
Assunto: RE: Vibração no Corpo Humano (enviada em 21/1/2008, às 12:53:56)

queria sabersobre todo assunto vibração,conceito.classificacao.doenca relacionandas


© ISegNet - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por