Introdução

A NR 15 (Atividades e Operações Insalubres) estabelece dois tipos de critérios para caracterização da insalubridade: quantitativos e qualitativos. Dentre os critérios que podem ser quantificados o ruído de natureza industrial, de interesse da higiene ocupacional, apresenta-se nos anexos 1 e 2 desta norma. Quando a concentração do ruído encontra-se acima dos limites de tolerância estabelecidos pelos anexos é consedido ao trabalhador o (grau médio) de insalubridade.

Visto a impotância de se identificar os riscos ambientais expostos ao trabalhador, o laudo de ruído contendo a análise do nível de exposição do trabalhador é um documento necessário ao desenvolvimento do PPRA nas etapas de reconhecimento e monitoramento dos agentes de riscos quantitativos.

Lista de Tópicos do Manual

Legislação Ajuda por Tela
Tutorial do Módulo de Laudo de Ruído
Criando seu primeiro laudo de ruído
Adicionando um protetor auricular nas análises com EPI
Abrindo um laudo de ruído já existente
Localizando um laudo de ruído ou EPI através do Gerente SST
Imprimindo o laudo dentro do MS Word

NOTA: Para imprimir o manual completo do módulo de ruído do Gerente SST, basta abrir o documento manual_ruido.doc que se encontra dentro do subdiretório "Manual" do Gerente SST. Ex: C:\ Arquivos de Programa \ Gerente SST \ Manual \ Manual-Ruido.rtf