Apelido (Nick)
Senha
+ Esqueci a Senha
+ Criar meu Cadastro


Saúde e Segurança do Trabalho
Responsável e Serviços 3RBrasil
Riscos Ambientais e Acidente do Trabalho
DORT & Fisioterapia
EPI/EPC - Cálculos
Ruído Ocupacional (PCA)
PPRA/PCMSO
INSS e LTCAT
CIPA / SESMT
Vibração Ocupacional
Gestão em SMS (SA 8000 e OSHA 18001)
Aposentadoria Especial
Cabeça Artificial
Terminologias e Normativas
Cursos e Modelos
Eletricidade NR10
Call Centers / Teleatendimento
Ferramentas / Estudo de Caso
NoiseAtWork e MapAtWork
iNOISE Modelagem GSI
App NoiseAdvisor e VibAdvisor
A REALIDADE DOS MÉTODOS DE MEDIÇÃO COM MIRE, REAT E CABEÇA ARTIFICIAL

Este trabalho que estamos apresentando esclarecer alguns mitos... Elliott H. Berger fez uma série de testes e estudos que consagraram o REAT, subjetivo, como método mundial para estimar a atenuação em laboratório dos diferentes tipos de EPI. Sendo o cálculo da neutralização do agente o NIOSH 01, isto é, o método longo que leva em consideração o nível de pressão sonora dos ambientes por banda de freqüência. Este processo, regulamentado internacionalmente, leva em consideração o nível de pressão sonora real por oitavas no ambiente "in loco", as atenuações e os desvios padrões por oitavas, fornecidas no CA do Protetor Auricular; sendo este desvio padrão multiplicado por 2, garantindo uma confiabilidade de 98%. No Brasil a Instrução Normativa 78 do INSS pela primeira vez fez referência a este método chamado de método longo da NIOSH.
Há pressão de alguns fornecedores de equipamento de medição em voltar para trás e introduzir antigos métodos de medição que interferem nos resultados quando aplicados "in loco" na situação real durante a jornada de trabalho. Uma tentativa arriscada que deve ser informada aos clinetes e usários.
A intenção deste processo de medição  está na idéia antiga de introduzir ou colocar um microfone no canal auditivo do operador, com o agravante que o mesmo se encontra em áreas industriais, teleatendimento... e realiza atividades com diversas interferência inclusive as pausas e troca de ouvido, aumentado as imprecisões e interferência no uso do Microfone MIRE durante situações reais. A mínima interferência deslocando o EPI do tipo concha ou o fone de ouvido, por exemplo, pode ocasionar erros que inviabilizam a medição. Só para ter uma idéia, os erros são os mesmo quando se sopra um microfone sem barra vento. Além disso, nos casos dos EPIs basta utilizar um analizador de frequência e os dados do Certificados de Aprovação (CA) dos EPI  para aplicar o Métido Longo da Niosh, regulamentado no Brasil e seguido pela ACGIH, OSHA etc... Como procedimento deve-se medir as piores fontes, calcular o grau de proteção e usar a menor para todos os indivíduos que laboram na área, garantindo o grau de proteção do local. Este será sempre melhor que o informado, pois foi usado o pior caso, uma consideração muito simples e clara de se entender. A medição com microfone MIRE é apenas indicativa e não deve ser realizada durante a jornada, pois há uma série de interferências como o incômodo do indivíduo, erros de medição devido a colisões, pelos, volume interno e sera do ouvido. No trabalho apresentado a seguir destacamos uma pesquisa de Elliott H. Berger, são descritos os diversos erros e desvios para a avaliação do EPI com Microfone Mire, realizado em "condições de laboratório". Agora, perguntamos: Imaginem os erros nas condições reais?
O atendimento as referências absolutas dentro da orelha real que possui volume e dimensões variáveis? E, ainda, o atendimento aos critérios de calibração, rastreabilidade e verificação antes e depois da medição em antendimento a NHO-01?


Verdade na neutralizacao do Agente com MirexREAT


A periodicidade de calibração de equipamentos e medidores na área de saúde e segurança do trabalho


Benefícios, Política de Prevenção, Demonstrativos Ambientais Necessários e Confiáveis.



Outros artigos desta seção:
. EPI



Gostou do novo Portal ISegNet?
Sim, gostei. Está mais interativo!
Não gostei
Votar   |   Parcial



   Digite sua conta de email e receba
   nossos boletins informativos.
  
  

O Site
    Home
    Cadastro
    Shop
    Fórum
    Mapa do Site
    Adicionar Favoritos
Conteúdo Principal
    Segurança do Trabalho
    Metrologia
    Qualidade Industrial
    Meio Ambiente
    Saúde e Qualidade de Vida
© ISegNet
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvimento Mundo Digital

Pág. carregada em 0.0 segundo(s)