Apelido (Nick)
Senha
+ Esqueci a Senha
+ Criar meu Cadastro


Introdução
Importância
Acreditação e Alertas
Cursos
Normas
Legislação e Equipamentos
Artigos
Periodicidade de Calibração
Eficiência Energética
Operação e Registro
Calibração e Ensaio
Sistema Metrológico Brasileiro e as normativas. Relação com a área de saúde, medicina e segurança do trabalho com destaque as boas práticas e aos aspectos Legais.

A confiabilidade e idoneidade de terceira parte são pontos fundamentais que devem ser destacados nos processos de trabalho. Quando estamos relacionando questões ligadas ao direito do consumidor e, mais ainda a proteção do trabalhador, estes pontos são ainda mais importantes. Voltamos aquela velha questão: quem avalia e fornece consultoria é o mesmo que audita? Há conflitos de interesse? Lógico que sim!


Hoje alguns fornecedores de medidores e equipamentos possuem laboratórios próprios credenciados ao Inmetro (RBC), na linguagem dos negócios um "damping" e uma estratégia pouco louvável já que alguns não realizam calibrações de outros fornecedores ou de clientes que não seja o seu. Há no processo de credenciamento prerrogativas que tratam de sigilo, interferências e idoneidade e estas estão presentes na NBR 17025; especifica para credenciamento de Laboratório. Caso seja a mesma empresa as áreas devem ser claramente separadas e sem qualquer interferência, o que é muito difícil na prática.


Estamos informando nesta matéria algo que está acontecendo no Brasil sem a devida informação ao consumidor e a justiça do trabalho, dentre outros fóruns, sendo usada como vantagem pelos fornecedores o que é bastante estranho já que os mesmos devem seguir as diretrizes da NBR 17025 e as exigências de credenciamento. Por exemplo, Laboratórios pertencentes ao prepostos é louvável só que deve ser informado e destacado nos serviços, pois quem fornece o equipamento é quem calibra e também quem presta o serviço, isto é, quem audita é quem presta o serviço. Há áreas que não há interferência, pois não são regulamentadas e nem interferem no direito do consumidor. Contudo, nas avaliações ambientais e ocupacionais onde a parte mais frágil esta nas consequencias no meio ambiente e na saúde do trabalhador esta pratica deve ser bem avaliada para que se possa assumido os riscos envolvidos. Como no caso da rapoza "capacitada" cuidando do galinheiro.


Outro ponto que destacamos são os serviços credenciados e as empresas certificadas. Há um problema semântico: certificação não é credenciamento, este último é o que comprova a competência em realizar tal ensaio, teste ou calibração que é auditado anualmente pelos técnicos do INMETRO. Cada serviço credenciado é devidamente registrado por faixa, exatidão e tipo de serviço envolvido e, portanto, pertencente a Rede Brasileira de Calibração ou a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio, como prerrogativa do SINMETRO - Sistema Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial. Os certificados com selo RBC ou emitido pelo próprio INMETRO são os reconhecidos Legalmente para os processos regulamentados. Nesta matéria alertamos sobre está problemática que numa primeira análise beneficia uma das partes já que na linha da justiça do trabalho o preposto não deve ser o responsável pelos resultados finais da prova já que de certa forma tem interesse direto no resultado das avaliações. Com certeza em breve os peritos do juízo e advogados usarão estas premissas para impugnar resultados de medição quando este poderá prejudicar a parte mais fraca ou da existência de resultados estranhos.


Destacamos nesta matéria além do próprio INMETRO através da DIMCI - Diretoria de Metrologia Científica e Industrial no campus avançado de Xerém os  laboratórios idôneos que realizam apenas os serviços credenciados, sem qualquer interferência interna ou externa e em qualquer equipamento de diferentes fabricante ou fornecedores, identificando inclusive problemas de fabricação e exatidão. O Laboratório de Calibração e Ensaios da Totalsafety é acreditado pela Cgcre/INMETRO sob o No. 307, segundo os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025:2005, e faz parte da Rede Brasileira de Calibração - RBC.


 


Sistema Brasileiro de Calibração e Ensaio - Exigência dos Certificados na Área de SSMA


Medição, avaliação e calibração em teleatendimento


Certificado Calibração Cabeça Artificial (headset)


Calibração audio-dosimetro cabeça artificial



Outros artigos desta seção:
. Certificação e Barreiras Técnicas à Exportação
. Metrologia e Saúde
. CAPACITAÇÃO PRODUTIVA E TECNOLOGICA



Gostou do novo Portal ISegNet?
Sim, gostei. Está mais interativo!
Não gostei
Votar   |   Parcial



   Digite sua conta de email e receba
   nossos boletins informativos.
  
  

O Site
    Home
    Cadastro
    Shop
    Fórum
    Mapa do Site
    Adicionar Favoritos
Conteúdo Principal
    Segurança do Trabalho
    Metrologia
    Qualidade Industrial
    Meio Ambiente
    Saúde e Qualidade de Vida
© ISegNet
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvimento Mundo Digital

Pág. carregada em 0.0 segundo(s)