Apelido (Nick)
Senha
+ Esqueci a Senha
+ Criar meu Cadastro


Privacidade
Institucional
3R Brasil Tecnologia Ambiental
3RHsec NOVO!!!
Medição de Ruído
Cadeira Verde
Teleatendimento (analises)
IsegTools
Produtos
Colunistas
Cursos Especiais
Sustentabilidade
Estado da Técnica
Campanhas parceiras
Videos Acesso Verde
Alerta Autoridades
Resumo NR(s)
Jornal Segurito
eSocial e 3RRSLabor
Pequenas Empresas
Links Especiais
Para entender o que é vibração em corpo humano

04/02/2004

1 - INTRODUÇÃO

Vibração é movimento periódico, ou aleatório, de um elemento estrutural ou peça de uma máquina: movimento repetitivo a partir de uma posição de repouso.

Embora praticamente inevitável e algumas vezes até necessária, ela pode causar problemas de saúde para quem sofre seus efeitos. Estes problemas podem ir desde a sensação de enjôo, quando se viaja de navio ou avião, até a trepidação incômoda de britadeiras ar comprimido.

Os engenheiros sabem que a vibração pode danificar máquinas e estruturas, e por isto mesmo deve ser controlada e/ou isolada. Da mesma forma, o corpo humano também pode ser afetado - daí a necessidade de medir e estabelecer limites para a vibração, como agente de insalubridade no trabalho.

2 - DE ONDE VEM A VIBRAÇÃO?

Na prática, é muito difícil evitar a Vibração. Geralmente ela ocorre por causa dos efeitos dinâmicos de tolerâncias de fabricação, folgas, contatos, o atrito entre peças de uma máquina e, ainda, devido a forças desequilibradas de componentes rotativos e de movimentos alternados. É comum acontecer que vibrações insignificantes excitem as freqüências de outra peças da estrutura fazendo com que sejam ampliadas, transformando-se em vibrações e ruídos indesejados.

Entretanto, às vezes, a vibração mecânica realiza um trabalho útil. Por exemplo, podemos provocar a vibração intencionalmente em dispositivos alimentadores de componentes ou peças numa linha de produção, em compactadores de concreto, em banhos de limpeza ultra-sônicos, em britadores e bate-estacas. Máquinas vibratórias de ensaio são bastante usadas para transmitir um certo nível controlado de Vibração aos conjuntos e subconjuntos. É necessário examinar suas respostas físicas e funcionais, de modo a assegurar de sua resistência à vibração ambiental.

Uma exigência básica de todo trabalho vibratório, seja no projeto das máquinas que usam energia vibratória, seja obtendo e mantendo o bom funcionamento de aparelhos mecânicos, está na capacidade de se conseguir uma avaliação exata dessa vibração por meio da medição e análise.

3 - CONSCIENTIZAÇÃO DA NECESSIDADE DE MEDIÇÃO

O HSE é responsável por uma campanha denominada "Saúde Boa é Negócio Bom" (GHGB, Good Health is Good Business), cuja finalidade é conscientizar os empregadores sobre questões relacionadas à saúde e doenças ocupacionais. Até então, estas iniciativas tinham como objetivo reduzir os riscos de doenças como surdez, dermatites e asma, entre outras.

A campanha sobre a vibração nos braços e mãos, com início em abril de 1998, deverá terminar em outubro de 1999. Os temas da campanha são:

· Lesões que podem incapacitar os trabalhadores

· Os riscos podem ser controlados

· O baixo custo das ações para reduzir os riscos no trabalho

A exposição à vibração pode ser reduzida caso a simplificação do produto o torne compatível com a produção mecanizada ou o acabamento superficial necessário seja alcançado por meio químico ao invés de mecânico. Há diversos casos em fundições nas quais os processos de produção foram alterados ou automatizados, resultando em menores exposições à vibração e maior lucratividade. Como exemplos, é possível citar a instalação de uma máquina de cortar semi-automática que eliminou a exposição à vibração e uma máquina de cortar automática que diminuiu a necessidade de rebarbação e introduziu dispositivos que reduziram em 25% a exposição à vibração dos componentes.

Os riscos das vibrações localizadas em operadores de moto-serra também são muito grandes o que implicou em regulamentações severas na Inglaterra e nos EUA. Com relação a vibração transmitida no corpo inteiro as atividades mais freqüentes onde estas são encontradas são relacionadas a: motoristas de ônibus, caminhão, trator; operadores de empilhadeira, cortador de grama, marinheiros, entre outras.

A NR-15 anexo 8 faz referência a necessidade de medição vibrações e indica duas normas ISO:

ISO 2631 - Vibração transmitida para corpo inteiro (nova versão 1999)

ISO 5349 - Vibrações localizadas ( mãos e braços )

A ACGIH faz referências a limites admissíveis para tempo de exposição a vibrações localizadas podendo ser utilizados como critério de avaliação já que a ISO 5349 é muito superficial.

Importante:

Será promovido um curso de Vibração no Corpo Humano com tópicos teóricos e práticos no mês de outubro no Rio de Janeiro; pelos M.Sc, Engenheiros Francisco Parente e M.Sc, Rogério Dias Regazzi. Os interessados podem contatar-nos e reservar vaga via os email rog_regazzi@hotmail.com ou glaudson@rio.com.br (máximo 20 alunos)


Outros artigos desta seção:
. A Metrologia e a Sociedade
. Ruído no interior de casas noturnas
. Conquistando Vantagem Competitiva - Convergência entre Saúde, Segurança e Meio Ambiente



Gostou do novo Portal ISegNet?
Sim, gostei. Está mais interativo!
Não gostei
Votar   |   Parcial



   Digite sua conta de email e receba
   nossos boletins informativos.
  
  

O Site
    Home
    Cadastro
    Shop
    Fórum
    Mapa do Site
    Adicionar Favoritos
Conteúdo Principal
    Segurança do Trabalho
    Metrologia
    Qualidade Industrial
    Meio Ambiente
    Saúde e Qualidade de Vida
© ISegNet
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvimento Mundo Digital

Pág. carregada em 0.1 segundo(s)