Apelido (Nick)
Senha
+ Esqueci a Senha
+ Criar meu Cadastro


Introdução
Importância
Acreditação e Alertas
Cursos
Normas
Legislação e Equipamentos
Artigos
Periodicidade de Calibração
Eficiência Energética
Operação e Registro
Calibração e Ensaio
Credenciamento

CREDENCIAMENTO (hoje chamado de Acreditação segundo o VIM) E CERTIFICAÇÃO: Credenciamento Procedimento através do qual um organismo com autoridade, dá o reconhecimento formal de que um organismo, ou uma pessoa, é competente para desempenhar tarefas específicas.” (ABNT ISO/IEC GUIA 58 :1993) Certificação Procedimento através do qual um organismo certificador de terceira parte fornece garantia escrita (certificado de conformidade) de que um produto, um processo ou serviço atende a requisitos específicos. Temas (Exigências para laboratórios Credenciados - ISO/IEC 17025:
Acreditação (Credenciamento) de Organismos de Certificação: Engloba os tipos: sistemas de gestão, produtos e pessoal; - É concedido com base em normas e guias internacionais ou consagrados internacionalmente e reconhecidos no Sistema Brasileiro de Certificação e, quando for o caso, em critérios adicionais estabelecidos pelo Inmetro, ouvindo o setor específico, ou em documentos formalmente reconhecidos pelo Inmetro; - A acreditação (credenciamento) de organismos de certificação de sistemas de gestão é concedido com base nos códigos do IAF; - A acreditação (credenciamento) de organismos de certificação de produtos é concedido por produto ou família de produtos. Para fins de certificação compulsória, devem ser utilizados regulamentos técnicos e para a certificação voluntária devem ser adotadas normas brasileiras, internacionais, regionais ou estrangeiras, dentro do conceito de níveis de normalização; - A acreditação (credenciamento) de organismos de certificação de pessoal é concedido por atividade.
Acreditação (Credenciamento) de Organismos de Inspeção: É concedido por área de atividade, com base na norma ISO 17020, e em critérios estabelecidos pela Coordenação Geral de Credenciamento (Inmetro/Cgcre), ouvindo o setor específico, através de Comissões Técnicas.
Acreditação (Credenciamento) de Organismo de Treinamento: É concedido por atividade específica, com base em normas e guias internacionais ou consagrados internacionalmente, documentos oriundos de foros internacionais e, quando for o caso, em critérios adicionais estabelecidos pelo Inmetro, ouvindo o setor específico.
leia também:
Introdução a Metrologia.

Normas e Técnicas:
"Os equipamentos de medição ou elemento de rastreabilidade de medição(calibrador), como regulamentado, devem possuir certificado de calibração emitido pelo INMETRO ou por Laboratório Nacional Acreditado, isto é,credenciado e pertencente à rede Brasileira de Calibração (RBC).Certificados de Laboratórios Internacionais só são válidos caso o mesmo seja reconhecido pelo órgão competente do País, mantenedor dos padrões primários e nacionais. No caso da Alemanha é o PTB e os laboratórios a ele acreditados. Certificados de Laboratórios que possuem equipamentos rastreados ao NIST não são reconhecidos da mesma forma que os certificados de fornecedores de audiômetros no Brasil quando o mesmo não pertencer a RBC para o serviço de calibração executado."
Leia Também:
INSTRUÇÕES NORMATIVAS, PPP, EXIGÊNCIA LEGAIS E TÉCNICA E CALIBRAÇÃO.




Outros artigos desta seção:
. Entrevista sobre a gravidade das medições ambientais no contexto metrológico e de capacitação profissional. Em atenção ao relatório de estudo de impacto ambiental (NBR 10151) do Porto Maravilha publicado na Internet.



Gostou do novo Portal ISegNet?
Sim, gostei. Está mais interativo!
Não gostei
Votar   |   Parcial



   Digite sua conta de email e receba
   nossos boletins informativos.
  
  

O Site
    Home
    Cadastro
    Shop
    Fórum
    Mapa do Site
    Adicionar Favoritos
Conteúdo Principal
    Segurança do Trabalho
    Metrologia
    Qualidade Industrial
    Meio Ambiente
    Saúde e Qualidade de Vida
© ISegNet
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvimento Mundo Digital

Pág. carregada em 0.0 segundo(s)