Apelido (Nick)
Senha
+ Esqueci a Senha
+ Criar meu Cadastro


Meio Ambiente e Saúde
Ruído Ambiental (método 3R)
Preservando o Meio Ambiente
Artigos
DNA Verde
Produtos Sustentáveis
Agenda Ambiental
Investimento Social
3R é Joia
Poluição Sonora
Acesso Verde - TE
Revest Rio (Selo 3R+)
Óleo de Cozinha

LEMBRE-SE: 100 ML DE ÓLEO DE FRITURA CONTAMINAM 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA Problemática: Os óleos vegetais usados recaem no tipo de resíduos que é geralmente proveniente das mais diversas origens (domésticas, industriais, etc.). Esta questão tem sido colocada em lugar de importância em termos nacionais e internacionais, uma vez que caracteriza problemas ambientais associados às práticas inadequadas de descarte. Um dos problemas principais é a dificuldade de se viabilizar a coleta e respectiva reciclagem de óleo vegetal usado, o que atualmente é feito de forma muito dispersa e/ou em pequena quantidade, onde os respectivos geradores (residências, bares, restaurantes, grandes cozinhas) acabam jogando o óleo usado nos ralos, contaminando irreversivelmente lençóis freáticos, rios e canais que eventualmente se comunicam com o mar.
Objetivos: O *PROJETO BIOREDES* foi desenvolvido com o objetivo primordial de incrementar a criação de redes de coleta e reciclagem reversa do óleo vegetal usado (OVU) através da introdução de iniciativas locais e ou regionais em parceria com cooperativas de catadores, gestores públicos, privados e entidades de fomento educacional, social e ambiental, visando viabilizar a implantação de uma metodologia auto-sustentável e de novas possibilidades de trabalho que gerem mais emprego e renda para populações urbanas de baixa renda. A decomposição do óleo de cozinha emite metano, um dos principais gases que causam o efeito estufa, assim sendo, a simples atitude de não jogar o óleo de cozinha usado direto no lixo ou no ralo da pia pode contribuir para diminuir o aquecimento global.
 Como descartar: O óleo deve ser acondicionado em sacos plásticos ou em uma garrafa PET e encaminhado a empresas que o transformam em produto de limpeza ou biodiesel. O material também pode ser levado para Organizações Não-Governamentais, que o encaminham para as empresas. Empresas que recolhem e/ou recebem o óleo usado em residências e/ou empresas:



Óleo de Cozinha - empresas que reciclam


"O óleo também pode ser utilizado, pelo próprio consumidor, para se fazer sabão. Confira a receita:"


Óleo de Cozinha - receita de sabão



Outros artigos desta seção:
. Teorias Sobre Ecologia e Preservação
. Lixo Doméstico
. Preservando o Meio Ambiente



Gostou do novo Portal ISegNet?
Sim, gostei. Está mais interativo!
Não gostei
Votar   |   Parcial



   Digite sua conta de email e receba
   nossos boletins informativos.
  
  

O Site
    Home
    Cadastro
    Shop
    Fórum
    Mapa do Site
    Adicionar Favoritos
Conteúdo Principal
    Segurança do Trabalho
    Metrologia
    Qualidade Industrial
    Meio Ambiente
    Saúde e Qualidade de Vida
© ISegNet
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvimento Mundo Digital

Pág. carregada em 0.0 segundo(s)