Apelido (Nick)
Senha
+ Esqueci a Senha
+ Criar meu Cadastro


Introdução
Importância
Acreditação e Alertas
Cursos
Normas
Legislação e Equipamentos
Artigos
Periodicidade de Calibração
Eficiência Energética
Operação e Registro
Calibração e Ensaio
Certificação e Barreiras Técnicas à Exportação

Este trabalho identifica as questões relacionadas à percepção quanto à existência de barreiras técnicas, assim como os aspectos relacionados ao processo de Avaliação da Conformidade. No que consiste em verificar e responder a hipótese quanto à existência da relação entre a certificação da qualidade e a capacidade de exportação de uma empresa. Neste sentido evidencia-se sob vários aspectos o conceito de barreiras técnicas à exportação, assim como o papel da normalização frente ao comércio internacional. Uma breve abordagem é realizada com relação à estrutura do Sistema Brasileiro de Certificação. Buscou-se ainda realizar uma descrição técnica sob a perspectiva legal do processo de Avaliação da Conformidade relacionado à certificação da qualidade na cadeia produtiva de alimentos, sobretudo os argumentos quanto aos preceitos do Acordo de Barreiras Técnicas ao Comércio e do Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias. A base de dados disponível permitiu selecionar indicadores da empresa SADIA S.A., cujas variáveis identificadas permitem concluir sobre o desempenho de sua capacidade de exportação. Dentre as conclusões obtidas destaca-se que umas das principais estratégias de competição adotada pelas empresas do setor avícola brasileiro é a certificação de produtos, que deixa de ser apenas uma exigência técnica e passa representar uma vantagem competitiva em termos de estratégia empresarial (Por Flávio G. Meirelles - Inmetro).


Certificação e barreiras técnicas


Sistema Metrológico Brasileiro e as normativas. Relação com a área de saúde, medicina e segurança do trabalho com destaque as boas práticas e aos aspectos Legais.



Metrologia - Introdução
A metrologia leva a indústria um embasamento eficaz que por meio da rastreabilidade e hierarquia metrológica garante a qualidade de produtos e serviços em diferentes lugares do mundo.
Importância
Credenciamento
Cursos
Terminologias
Legislação e Equipamentos de Medição Adequados
A Função de um Laboratório de Metrologia de Acordo com o Contexto de Globalização
CAPACITAÇÃO PRODUTIVA E TECNOLOGICA
Metrologia e Saúde
Sistema Metrológico Brasileiro e as normativas. Relação com a área de saúde, medicina e segurança do trabalho com destaque as boas práticas e aos aspectos Legais.
Relação da metologia com a área de saúde, medicina e segurança do trabalho com destaque as boas práticas e aos aspectos Legais envolvidos.
Sistema Brasileiro de Calibração e Ensaio - Exigência dos Certificados na Área de SSMA
Em termos práticos, a calibração é uma ferramenta básica que visa a assegurar a confiabilidade de um instrumento de medição, portanto, uma necessidade para o reconhecimento das atividades de monitoramento de grandezas metrológicas. Na área de segurança e medicina do trabalho são necessidades constantes e regulamentadas; complementadas com a verificação da cadeia de medição antes e após as medições.
A periodicidade de calibração de equipamentos e medidores na área de saúde e segurança do trabalho
A periodicidade de calibração de equipamentos e medidores para a área de saúde e segurança do trabalho é um dos pontos polêmicos relacionados com as avaliações e perícias técnicas no Brasil
Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos
Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C), regulamentado pela Portaria INMETRO n.º 163, de 08 de junho de 2009, onde são especificados os requisitos técnicos e os métodos para classificação de edifícios comerciais, de serviços e públicos quanto à eficiência energética.
Operação e Registro como Estratégia Metrológica, Normativa e Gerencial (Data Warehouse)
Entrevista sobre a gravidade das medições ambientais no contexto metrológico e de capacitação profissional. Em atenção ao relatório de estudo de impacto ambiental (NBR 10151) do Porto Maravilha publicado na Internet.
A imperícia diz respeito à capacitação dos profissionais envolvidos quando no reconhecimento e interpretação dos certificados de calibração e equipamento utilizado.



Gostou do novo Portal ISegNet?
Sim, gostei. Está mais interativo!
Não gostei
Votar   |   Parcial



   Digite sua conta de email e receba
   nossos boletins informativos.
  
  

O Site
    Home
    Cadastro
    Shop
    Fórum
    Mapa do Site
    Adicionar Favoritos
Conteúdo Principal
    Segurança do Trabalho
    Metrologia
    Qualidade Industrial
    Meio Ambiente
    Saúde e Qualidade de Vida
© ISegNet
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvimento Mundo Digital

Pág. carregada em 0.0 segundo(s)