Apelido (Nick)
Senha
+ Esqueci a Senha
+ Criar meu Cadastro


Meio Ambiente e Saúde
Ruído Ambiental (método 3R)
Preservando o Meio Ambiente
Artigos
DNA Verde
Produtos Sustentáveis
Agenda Ambiental
Investimento Social
3R é Joia
Poluição Sonora
Acesso Verde - TE
Revest Rio (Selo 3R+)
Estado da Técnica da Medição de Ruído Ambiental para Estudo de Impacto Ambiental (EIA - RIMA) / Medição de Poluição Sonora / Laudo de Poluição Sonora - Ref 3R Brasil Tecnologia Ambiental).

Este trabalho mostra de forma clara e objetiva os processos de medição e as técnicas de análise que são negligenciadas nos EIA-RIMA elaborado por gestores e profissionais sem qualquer conhecimento na questão de poluição sonora, criando documentos pro-forma para “atender” meramente "os itens de estudo de impacto ambiental", quando deveriam se basear na técnica, isto é, nos estado da técnica devido a se evitar subjetifidades individuais. Verificam-se inclusive relatórios de nível de pressão sonora executados por empresas de execução de projetos acústicos (prepostos) e departamento de Universidades que fornecem dados pontuais sem análise por frequencia ou qualquer critério ou formato para que seja tomadas decisões ou se conheça a realidade da área do empreendimento. Não se pode mais permitir medições pontuais sem as análise por frequência e estatistica dos níveis de pressão sonora ambiental (NPS), complementado com as medições contínuas para o período diurno ou noturno. Dependendo do tamanho do empreendimento os resultados devem ser acompanhados por mapas de ruído, ou seja, modelagens das curvas de NPS da situação atual e de como ficaria com ou sem as fontes de interesse ou devido as diferentes fases da obra/eventos, uma obrigação Legal, já que os estudos para impacto ambiental e na vizinhaça é uma exigência Legal para o licenciamento e, portanto, são de domínio público devendo ser disponíveis para consulta. Além disso tudo, poluição sonora já é considerado crime ambiental, o que deixa as empresas , seus responsáveis e prepostos, numa situação de dívida perante a sociedade, podendo ser presos.
Nos casos da implantação de novos empreendimento não há na maioria dos casos sequer um Plano Básico de Monitoramento e de Acompanhamento para as diferentes fases de obras ou eventos, o que existe na maioria dos casos são meros dados e documentos sem qualquer possibilidade de interpretação onde são descritas uma situação. Nos relatório disponibilizados mostramos que é possível realizar um bom trabalho nestas áreas respeitando a comunidade, seguindo o que preconiza as Normas. Lembrando que existe um plano diretor de uso do solo e um critério de avaliação que deve levar em consideração todas as fontes existentes, não só a de objeto da perícia, pois podem existir fontes externas mais relevante ou incômodas em diferentes períodos. Deixamos para a população, gestores, fiscais e juristas um modelo para que seja cobrado dos profissionais, empresas, advogados e as autoridades competentes uma análise responsável e o bom senso para estas questões. Recomendamos para a obtenção de pareceres e laudos conclusivos, entrar em contato com a 3R Brasil Tecnologia Ambiental (021-3549-4863 / Contato@isegnet.com.br), empresa registrada e referência no pais para estas questões, e, idealizadora do programa DISQUE DOUTORSOSSEGO / DOUTORSILENCIO. Segue (Vídeo produzido para a RIO+20 para divulgação).


Relatório do Estado da Técnica NPS Ambiental


Desmistificando o Incômodo e a Poluição Sonora


Destacamos nesta matéria as Leis, Normativas, Processos Técnicos e Judiciais relacionados com a Poluição Sonora.


Estudo e Medição de Ruído (NPS) Ambiental em fontes com a técnica de modelagem acustica (NoiseAtWork)



Destacamos nesta matéria as Leis, Normativas, Processos Técnicos e Judiciais relacionados com a Poluição Sonora.
A Poluição Sonora vem neste últimos anos aparecendo como o primeiro dentre as reclamação da comunidade e vizinhaça. Muito se fala ou escreve sem haver a objetividade demandada para esclarecer sobre os direitos, deveres, multas e ações penais e criminais que envolvem o assunto. Também neste campo fica claro o excesso de subjetividade com relação as reclamações, o que poderia ser evitado pelo maior conhecimento, divulgação, educação e uma boa relação com a comunidade.
Estudo e Medição de Ruído (NPS) Ambiental em fontes com a técnica de modelagem acustica (NoiseAtWork)
A disposição dos valores da medição e análise dos resultados são apresentados em diagramas de cores de forma clara, simples e eficiente; com os valores em dB(A) das curvas ISO-Intensivas de nível pressão sonora para comparação com limites Normativos (uso da técnica 3RNAW-AMB) com o software NoiseAtWork.



Gostou do novo Portal ISegNet?
Sim, gostei. Está mais interativo!
Não gostei
Votar   |   Parcial



   Digite sua conta de email e receba
   nossos boletins informativos.
  
  

O Site
    Home
    Cadastro
    Shop
    Fórum
    Mapa do Site
    Adicionar Favoritos
Conteúdo Principal
    Segurança do Trabalho
    Metrologia
    Qualidade Industrial
    Meio Ambiente
    Saúde e Qualidade de Vida
© ISegNet
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvimento Mundo Digital

Pág. carregada em 0.0 segundo(s)